Google+ Feng Shui e o significado das Cores – energize sua casa! - Estilo Feng Shui de Viver
segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Feng Shui e o significado das Cores – energize sua casa!



Se você acredita que o Feng Shui é uma arte de decoração oriental, está enganado! O Feng Shui é uma Arte Chinesa que se prontifica a analisar o fluxo de energia de um ambiente de forma a trazer equilíbrio para seus ocupantes, seja em uma residência ou em um ambiente de trabalho.

O objetivo do Feng Shui é equilibrar as energias que vêm de dentro da casa e circulam pelos ambientes.

As cores são energias puras e fazem bem para as pessoas, não é a toa que é utilizada como cura na cromoterapia.

De acordo com os ensinamentos do Feng Shui, cada cor representa os cinco elementos da natureza: fogo, terra, metal, água e madeira e confere um determinado tipo de energia ao local.

Pintar uma casa ou um cômodo com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para nós que ali habitamos.

Mas todo o cuidado é pouco na hora da escolha da cor das paredes, pois da mesma forma que uma cor pode nos influenciar positivamente, as cores podem nos desagradar ou passar péssimas sensações.

É importante saber quais as características de cada cor para saber harmonizar o ambiente da maneira desejada.

Para as pessoas que querem curar as memórias das paredes e estão impossibilitadas no momento de gastar com uma nova pintura em sua casa, aqui vai uma dica: lave todas as paredes de sua casa com água e sabão ou algum produto de sua preferência e a após a lavagem passe um pano bem molhado com água e sal grosso, dilua o sal na água e passe nas paredes. Deixe secar.

Ainda você pode com um pouco de criatividade, utilizar as cores da sua própria mobília e objetos de decoração. Troque, arraste e vá modificando a energia da sua casa.

Para quem não leu ainda e quer saber mais do assunto:


Vejamos agora a influência das cores, sob a ótica da Decoração, do Feng Shui e da Cromoterapia:


BRANCO

Decoração: Um ambiente todo branco, para algumas pessoas, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada, mas atente-se ao detalhe que o branco só é branco, quando recebe uma luz intensa direta.

Feng Shui: É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois nos passa uma sensação de frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos. Para os Chineses é a cor da morte.

Cromoterapia : Ela potencializa as demais cores e representa a luz divina.

VERDE

Decoração: É uma cor muito usada. No chão, nos lembra da natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original.

Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção.

Cromoterapia: É a cor da natureza, traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.

PRETO  E  CINZA

Decoração: É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto, para dar a sensação de rebaixo.

Feng Shui: É opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve-se usar com muito cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.

Cromoterapia: É o oposto da luz, a escuridão total.


LILÁS   e  VIOLETA

Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.

Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.

Cromoterapia: Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.

VERMELHO

Decoração: Muita atenção em seu uso, pois, por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até um ar exótico. Em demasia, cai para a vulgaridade.

Feng Shui: Cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, autoestima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.

Cromoterapia: Muito indicado para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade

AZUL

Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia, tons mais escuros, transmite autoridade.

Feng Shui: É uma cor calmante e traz tranquilidade aos ambientes. Deve-se tomar muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, é uma boa opção.

Cromoterapia: Nos passa calma e serenidade. Também é asséptico e desestressante.

LARANJA

Decoração: Abre e estimula o apetite, sendo muito usado em cozinhas. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.

Feng Shui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que se quer  estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia.

Cromoterapia: Auxilia a mente a assimilar novas ideias, mas deve ser usado com certo cuidado.

AMARELO

Decoração: É muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.

Feng Shui: É a cor da luz, estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou no quarto de criança. Na cozinha, em doses equilibradas, em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.

Cromoterapia: É uma cor que atua diretamente sobre o mental. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no autocontrole e fortalece os ouvidos e os olhos.


Agora você já sabe o significado de cada cor. Mãos a obra, pense em quais características ou atitudes mais frequentes em sua família que você deseja mudar ou estimular.

Mas para você não cair no erro de ter ambientes com uma cor só e de se tornarem  cansativos, na minha próxima postagem, você vai aprender a combinaras cores com harmonia, utilizando o disco cromático, ou seja, cores primárias, secundárias e terciárias. 


Nada de deixar ambientes monocromáticos, ok?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...