Google+ Feng Shui: Aprenda a usar o Ba guá! - Estilo Feng Shui de Viver
sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Feng Shui: Aprenda a usar o Ba guá!


O que é o Ba guá:

O ba guá é um instrumento usado para colocar o Feng Shui em prática. Ele é uma "bússola" octogonal. Cada lado representa uma subdivisão dos quatro pontos cardeais, que são identificados por uma aspiração da vida. As aspirações representadas no ba guá são espiritualidade, família, relacionamentos, criatividade, trabalho, prosperidade,  sucesso profissional e amigos. O meio é destinado a área da saúde. Cada aspiração é simbolizada por um trigrama (triângulo).

O princípio das "Oito Mutações":


Trigramas

Trigramas são as oito combinações possíveis das energias Yin Yang em três linhas (as tracejadas significam Yin e as contínuas representam o Yang). O Ba Guá é a união desses trigramas e serve para delimitar onde cada energia se localiza em pessoas e ambientes.
O diagrama do ba guá representa formalmente os princípios das "Oito Mutações". Este conhecimento pode ser utilizado e adaptado à compreensão de qualquer tipo de situação, considerando que estas estão sempre em mutação assim como a própria natureza.
Observando os trigramas como indicações de oito caminhos que se abrem a partir de cada situação, é possível avaliar o desenvolvimento de uma determinada questão sob oito perspectivas diferentes. A partir destas referências cada pessoa pode escolher melhor os seus próprios caminhos.
Essas forças antagônicas são opostas e complementares, existindo dentro de todos nós e sendo guiadas pelo discernimento.


O uso do Ba Guá como amuleto:


O Ba Guá assume também um significado religioso dentro da doutrina Taoísta, justificando o seu uso como amuleto pelos que seguem o Tao como religião.
No Ocidente, com a crescente divulgação do Feng Shui como um modo de harmonizar os ambientes e a vida de seus habitantes, o Ba Guá também passou a ser utilizado como um símbolo de proteção que acreditam poder ser usado para consertar aspectos não harmônicos de um determinado ambiente.

Como usar o Ba guá:


planta bagua

Para aplicar o Ba guá a primeira coisa a ser feita é localizar a entrada principal. A parte do Ba guá que possui as áreas Espiritualidade/ Trabalho/ Amigos ficará posicionada junto à entrada principal, ou seja, a entrada principal sempre será uma dessas três áreas.

1

O segundo passo é centralizar o Ba guá na planta e dividi-la em três partes, tanto na horizontal quanto na vertical.

2

No terceiro passo ligamos um ponto ao outro, como mostrado na figura 3.

3 
Por último, concluímos o octógono.

4

Cada área do Ba guá será identifica na planta como a figura 5.

5

Você pode fazer o mesmo processo para identificar as áreas em um só cômodo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...