Google+ Contos Chineses: O Chinês e o homem de negócios! - Estilo Feng Shui de Viver
segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Contos Chineses: O Chinês e o homem de negócios!


Um homem de negócios estava passando suas férias em uma pequena vila de pescadores. Depois de receber um telefonema que o deixou estressado ele saiu do hotel e foi para a praia esfriar a cabeça. Foi aí que observou um Chinês pescador voltando do mar em um pequeno barco com uma quantidade pequena de peixes frescos.
O homem de negócios chegou um pouco mais perto e ficou fascinado com a beleza dos peixes. Então ele deu os parabéns ao Chinês  e lhe perguntou quanto tempo levou para ele pegar aqueles peixes.
“Só um tempinho”, respondeu o pescador.
“Porque você não ficou mais tempo e pegou mais peixes?” perguntou o homem de negócios.
“Eu peguei peixe suficiente para mim, minha família e até mesmo para dar um pouco para os meus amigos”, ele disse.
“Mas o que você faz com o resto de seu tempo?”, indagou o negociante.
O pescador sorriu e respondeu com um tom calmo e relaxado: “Eu durmo até tarde, brinco com meus filhos, tiro uma soneca à tarde, e à noitinha eu dou uma caminhada na praia com minha esposa, bebo uma cervejinha, e toco violão com meus amigos. Eu tenho uma vida muito gostosa!”
O homem de negócios riu e deu alguns conselhos ao Chinês pescador: “Olha, eu tenho um MBA de uma universidade de muito prestígio nos Estados Unidos e vou lhe ensinar um pouco sobre negócios. O que você deve fazer é passar mais tempo pescando e vender o peixe que você não consumir. Com o dinheiro extra que você vai ganhar você pode comprar um barco maior e empregar algumas pessoas para lhe ajudar. Logo você terá dinheiro suficiente para comprar vários barcos e eventualmente montar uma empresa.”
Ele continuou. “Olha, uma vez que sua empresa tenha crescido você começa a exportar seu peixe. Aí você começa a vender direto ao consumidor, sem intermediário, controlando o produto, o processamento e a distribuição. Aí você se muda para Nova Iorque e emprega os melhores gerentes do mundo para lhe ajudar a crescer o seu negócio.”
O pescador aí respondeu: “Mas senhor, quanto tempo vai levar isso tudo?”
O homem de negócios formado respondeu: “Quinze a vinte anos. Vinte cinco no máximo.”
“E depois, o que faço senhor?” perguntou o Chinês.
O homem de negócios sorriu e respondeu: “Aí é que vem a grande recompensa! “  Na hora certa você vende as ações de sua empresa ao público e torna-se muito, muito rico, com milhões de dólares em seu nome.
O pescador ainda não tinha entendido bem o propósito de tudo aquilo: “Milhões de dólares? E o que eu faria com todo esse dinheiro?”
E o negociante respondeu “Você se muda para uma pequena vila de pescadores no litoral, dorme até mais tarde, brinca com seus filhos, ou melhor, com seus netos. Tira uma soneca à tarde, e à noitinha vai dar uma caminhada na praia com sua esposa onde você pode beber uma cervejinha e tocar violão com seus amigos….”
Mas não é isso que eu faço hoje Senhor?  Respondeu o pescador olhando fixamente para aquele belo mar.


Bem, há muita gente perdida fazendo algo que não lhes dá prazer, procurando o prazer e a satisfação no futuro. Em contra partida há também pessoas que estão deixando a vida passar e não procura prosperar apesar das possibilidades lhe permitirem.
Não precisamos radicalizar e interpretar esta fábula ao pé da letra. Não podemos desperdiçar as possibilidades de vigor e oportunidade que temos hoje para prosperar. No entanto, por que não procurar fazer o útil e o agradável? Ou seja, fazer algo que nos dê prazer e ao mesmo tempo possa ser feito com satisfação. Certamente a prosperidade também virá e de maneira tal que a sua vida terá outra perspectiva desde já.

Trabalhar e não viver o agora é um erro gravíssimo, tanto quanto trabalhar fazendo aquilo que não se ama só porque quer ganhar mais dinheiro. Pense no futuro, mas não se esqueça do presente, aliás, o nosso momento de hoje, o agora, é chamado de “Presente” e isto não é à toa, Ele é um presente pra gente. Portanto seja grato por este presente e o Viva Intensamente e Agora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...