Google+ Use os óleos essenciais e tenha uma pele jovem sempre! - Estilo Feng Shui de Viver
quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Use os óleos essenciais e tenha uma pele jovem sempre!


O conceito de belo é subjetivo, cada um tem a sua beleza própria.

A beleza é um todo que contempla o “dentro e o fora”. Estamos bem, consequentemente sentimo-nos ótimos. Para conseguirmos resultados duradouros temos que estar sempre atentas ao que usamos.

Uma pele bonita e bem hidratada pode mudar completamente um visual, deixar a mulher mais segura de si com uma pele mais brilhante e jovial.

Mas apenas o hidratante diário pode não ser o suficiente, o uso de um óleo corporal é fundamental para complementar o tratamento. Hoje vou dar uma dica de como utilizar os óleos essenciais para o cuidado com a sua pele.

Uma propriedade que vários óleos essenciais possuem é a citofilaxia, ou seja, eles estimulam a formação e a renovação das células (no caso, das células da pele), através da indução da mitose celular.

A superfície da pele (epiderme) é composta de células mortas. Nós sabemos que com o passar dos anos nossa pele já não é tão hidratada quanto à de um bebê e muito menos se renova com a mesma facilidade. O processo de renovação se torna mais lento: velhas células mortas demoram a ser substituídas. Em parte, é esse processo o responsável pelo aparecimento da pele seca e das rugas.

Abaixo da epiderme temos a derme, camada viva que abriga vasos sanguíneos, terminais nervosos, glândulas sudoríparas e sebáceas. É na derme que as células novas nascem, para em seguida alcançarem a epiderme, ganharem elasticidade e finalmente morrerem, sendo depois substituídas por outras.

Porém, a pele é impermeável e só a epiderme tem umidade. Por causa disso, poucas substâncias conseguem penetrar nos tecidos. Na verdade, a maioria dos cremes vendidos no mercado não passa de protetores da epiderme. Eles apenas parecem hidratar a pele porque umedecem sua camada superficial.

Porém, eles não penetram profundamente nos tecidos e, portanto, não podem contribuir com o processo de crescimento das células vivas da derme.

Os óleos essenciais, ao contrário, têm alta penetração e podem atingir os menores capilares da epiderme, de onde são carregados, pelo sangue, para todo o organismo. E, se os óleos adequados forem utilizados, a pele entrará num processo de rejuvenescimento, pois as células, alimentando-se dos ingredientes corretos, terão melhor qualidade e darão aos tecidos uma aparência mais lisa, macia e perfeita.

Agora vamos as dicas especiais de como preparar seus cremes hidratantes:

Para o rosto, creme facial:


Vou citar alguns óleos essenciais citofiláticos (que induzem a renovação celular na derme) e aquele que você tiver à sua disposição, você poderá adicioná-lo ao seu creme hidratante facial: Alecrim, Cedro, Copaíba, Lavanda, Gerânio, Ho wood, Mirra, Olíbano, Pau Rosa, Palmarosa, Ylang  ylang, Sândalo, Sândalo amiris, Patchouli, Vetiver.

Portanto, o que você deve fazer é o seguinte: pegue qualquer um desses óleos essenciais citados acima e coloque 1 ou, no máximo, 2 gotas em 30g de creme hidratante facial. O creme pode ser aquele você usa habitualmente, de qualquer marca. Você apenas irá adicionar um nutriente, com poder citofílático, ao seu creme. De um modo geral, para não haver maiores problemas, use somente à noite, para evitar exposição ao sol e uma possível mancha no rosto. Observe então os resultados.

Hidratante Corporal:


Um óleo hidratante essencial é indubitavelmente um dos melhores tratamentos corporais. Para aplicar óleos essenciais com o benefício máximo, é preciso dilui-los com um óleo base (vegetal- jamais mineral para não obstruir os poros), não só para reduzir as suas intensidades, mas ainda para que se distribuam melhor, evaporem mais devagar e se fixem na pele enquanto estão a ser absorvidos. Alguns bons exemplos de óleos vegetais são os de damasco, macadâmia, germe de trigo, abacate, jojoba ou semente de uva.

Todos os cremes hidratantes atuam selando a superfície da pele para reter a água natural dos tecidos, não permitindo a sua evaporação. Acontece que é o óleo, e não a água, que tem o efeito hidratante e, portanto, quanto mais óleo no creme, melhor.

Então vamos lá, utilize o seu creme diário mesmo, o que habitualmente usa, junte a ele 1 ou 2 gotas para cada 30 ml de creme, igual a fórmula do creme facial. Você pode usar também as mesmas indicações de óleos citofiláticos colocadas acima.

A melhor hora para se aplicar é após um banho, quando a pele está amolecida, quente, úmida e um pouco inchada com a água. Então os óleos essenciais são absorvidos mais rapidamente.

A utilização dos óleos proporciona uma elasticidade à pele, além de tonificar e hidratar.

As pessoas que utilizam algum tipo de óleo pelo menos 3 vezes por semana tem uma pele mais hidratada, macia e perfumada, além de evitar possíveis estrias.


Mas atenção: Jamais use um óleo essencial puro, sem diluir num hidratante ou óleo base, pois por serem muito concentrados podem ocasionar alergias e queimaduras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...