Google+ Chakras e os Mantras - aproveite os áudios! - Estilo Feng Shui de Viver
domingo, 4 de maio de 2014

Chakras e os Mantras - aproveite os áudios!


Os Chakras são pontos de energias vitais em nosso corpo que são responsáveis por controlar o nosso estado físico e o espiritual. As linhas do Chakras estão em constante movimento de energia, como uma roda de energia em toda extensão do corpo, bem representado na figura acima.

Assim sendo são responsáveis por receber e transmitir igualmente a energia para as áreas do corpo, proporcionando o equilíbrio. 

Uma metáfora de fácil entendimento sobre esse assunto seria a de comparar nossa constituição energética ao trânsito de uma grande cidade. Temos as ruas e as avenidas (que seriam as nadis) e os veículos que por elas transitam (o prana). 

Quando o trânsito está bom, os automóveis atravessam as ruas sem maiores problemas, ou seja, tudo flui mais tranquilamente, ao contrário das horas de pico, em que o tráfego fica congestionado, atrapalhando a livre circulação pelas ruas e avenidas... assim também somos nós, o prana, que nos proporciona todo o manancial energético, deve fluir de forma contínua pelas nadis, e estas devem, portanto, estar sempre descongestionadas.

Mas, infelizmente, não é deste modo que vivemos e, por isso, estamos sujeitos a desenvolver estados constantes de tensões e bloqueios, devido aos vários processos de dificuldades vivenciados.

Trabalhando com os Chakras, ou seja, ativando e equilibrando os centros energéticos, é possível harmonizar todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos físicos, materiais, espirituais, sexuais e etc.

Qual a relação dos Chakras e os Mantras?

As rodas de energia numa dada frequência produzem os sons que são emitidos por nós através de suas vibrações.

Daí descobriu-se o som especifico de cada Chakra, chamados também de bija mantras, que quando emitido várias vezes, suas vibrações sintonizam com estes canais, equilibrando estes centros energéticos, que influenciam diretamente no nosso estado emocional.

A entonação dos mantras para cada Chakra nos ajuda a ativar e equilibrar estes centros energéticos que se encontram ao longo da coluna vertebral.

Os Mantras são vibrações sonoras ou sons sagrados que nos ajudam a entrar num estado de mente calma e mediativa. São dotados de grande força energética, que praticados com frequência clareza e intenção, tem a força do poder de cura, tanto material como espiritual. 


Para quem quer aprender um pouco mais sobre os Mantras e a técnica de como entoá-los aqui vai a dica de dois outros artigos meus: Os Mantras são mesmo uma Jóia Rara e Quem Mantra, seus Males espanta! 

Lembrando também, o trabalho que desenvolvo para o Equilibrio Energético Pessoal para aceleração do Feng Shui Pessoal, que entre outros itens, realizo a investigação e alinhamento dos 7 chakras do cliente, visando a harmonização do Feng Shui Pessoal.


Conhecendo os Chakras:


Em cada Chakra eu coloco o som dos bija Mantras para que você tome conhecimento do somAcostume-se primeiro com o som e depois pratique como a explicação abaixo, de como entoar os bija Mantras.

7 º Chakra Coronário

Nome Sânscrito:  Sahasrara    
Bija Mantra: Om





Localização: Em cima da cabeça
Cor: Violeta e Dourado
Elemento: Todos os elementos
Zodíaco: Capricórnio, Peixes, Saturno e Netuno
Planetas: Nenhum
Massagem: Para mulheres, faça massagem no Chakra no sentido horário e para os homens faça massagem no sentido anti-horário
Funções: Revitaliza o cérebro
Cristais: Alexandrita, Ametista, Quartzo Branco e Diamante
Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço, Abre a consciência para o infinito
Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração 

Representa nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo. A sua função é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano. 

Percebemos o Chakra Coronário em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.


6ºChakra  -  3º Olho

Nome Sânscrito: Ajna
Bija Mantra: Ksham ou Aom, dependendo da escola.




Aom:



Localização: Entre as sobrancelhas
Cor: azul índigo 
Elemento: Luz
Zodíaco: Sagitário, Aquário e Peixes
Planetas: Mercúrio, Vênus e Urano
Massagem: Para mulheres, faça massagem no Chakra no sentido horário e para os homens faça massagem no sentido anti-horário
Funções: Revitaliza o sistema nervoso e visão
Cristais: Azurita, Lápis Lazuli, Sodalita, Cianita e Quartzo
Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria
Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Falta de concentração, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão 

Representa a mente e a intuição. A função dupla desse faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.

Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter acúmulo de pensamentos.

5ºChakra Laríngeo
Nome Sânscrito: Vishuddha                    
Bija Mantra: Ham





Localização: Garganta
Cor: Azul claro
Elemento: Éter
Zodíaco: Gêmeos, Touro e Aquário
Planetas: Marte, Vênus e Urano
Massagem: Para mulheres, faça massagem no Chakra no sentido anti-horário e para os homens faça massagem no sentido horário
Funções: Som, Vibração e Comunicação
Cristais: Agua marinha, Lápis Lazuli, Sodalita, Turqueza e Topaz azul
Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz
Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na Comunicação 

Tem ligação com a maneira que cada um se expressa. A função principal desse Chakra é o se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos.

Percebemos que o Chakra Laríngeo está em desequilíbrio quando apresentamos problemas na comunicação - geralmente a falta dela - o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e "engolir sapos".


4ºChakra Cardíaco

Nome Sânscrito: Anahata                 
Bija Mantra: Yam





Localização: Coração
Cor: Verde e Rosa
Elemento: Ar
Zodíaco: Leão e Libra
Planetas: Sol, Vênus e Saturno
Massagem: Para mulheres, faça massagem no Chakra no sentido horário e para os homens faça massagem no sentido anti-horário
Funções: Energiza o sangue e o corpo físico
Cristais: Esmeralda, Jade verde, Quartzo e Turmalina verde ou rosa
Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz
Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de Coração e Circulação 

Simboliza o centro das emoções. Esse Chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.

Quando o Chakra Cardíaco se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.


3ºChakra Plexo Solar

Nome Sânscrito: Manipura                 
Bija Mantra: Ram





Localização: Abaixo do coração
Cor: Amarelo
Elemento: Fogo
Zodíaco: Leão, Sagitário e Virgem
Planetas: Sol, Júpiter, Marte e Mercúrio
Massagem: Para mulheres, faça massagem no Chakra no sentido anti-horário e para os homens faça massagem no sentido horário
Funções: Digestão, Emoções e Metabolismo
Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro
Qualidades Positivas: Autocontrole, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação
Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problema digestivo e Raiva 

É onde mora o "ego" de cada um, representa a força do indivíduo. Suas funções primordiais são o poder e a vontade. Também mostra como está nossa digestão (de situações), nossos humores e controle.

Quando o Plexo Solar está com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. E quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita.


2ºChakra Umbigo

Nome Sânscrito: Swadhishtana                
Bija Mantra: Vam





Localização: Umbigo
Cor: Laranja
Elemento: Água
Zodíaco: Câncer, Libra e Escorpião
Planetas: Lua, Vênus, Marte e Mercúrio
Massagem: Para mulheres, faça massagem no Chakra no sentido horário e para os homens faça massagem no sentido anti-horário
Funções: Força e Vitalidade física
Cristais: Âmbar, Aventurina, Carnélia, Jaspe e Coral
Qualidades Positivas: Assimilação de novas idéias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância
Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais 

Tem ligação com a criatividade e a vitalidade. as funções principais do Chakra Sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade. ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e a à expressão do "eu" através da sexualidade e/ou criatividade. É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado).

Quando este Chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimentos de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.


1ºChakra Base

Nome Sânscrito: Muladhara           
Bija Mantra: Lam





Localização: Base da espinha
Cor: Vermelho
Elemento: Terra
Zodíaco: Áries, Marte, Touro e Escorpião
Planetas: Nenhum
Massagem: Para mulheres, faça massagem no Chakra no sentido anti-horário e para os homens faça massagem no sentido horário
Funções: Traz vitalidade para o corpo físico
Cristais: Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Preta
Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança
Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência 

 A sua função é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo. 

Quando está desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de  "gana", atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o "viver para ter".


Praticando a entoação dos bija mantras


Este exercício pode ser feito todos os dias, pela manhã ou à noite. Antes de iniciá-lo, sente-se em posição de meditação de forma firme e confortável, como, por exemplo, numa posição de pernas cruzadas. Mantenha a coluna ereta, a cabeça no prolongamento da coluna e os ombros relaxados. Feche os olhos. Respire pelas narinas de forma consciente e profunda.

Coloque a mão esquerda sobre o a testa, onde se localiza o “terceiro olho”, e a mão direita, aberta, em frente ao primeiro Chakra (órgão sexual). Conservando essa posição, faça o Mantra "LAM" diversas vezes. Prefira sempre múltiplos de 3:  3-9-27-108 vezes. Depois, com a mão direita cerca de três dedos abaixo do umbigo, execute o Mantra "VAM". Agora, com a mão direita em cima do umbigo, mantralize o "RAM", sendo o “erre” vibrante (como na palavra “orelha”). A mesma mão é colocada sobre o coração; vocalize o Mantra "YAM". Com a mão na garganta, vocalize "HAM", sendo o som do “agá” pronunciado. Agora com a mão direita sobre o alto da cabeça, mantralize o "OM", de forma curta, várias vezes. Observe que, durante toda a prática, a mão esquerda é mantida sobre a testa, pois todos os processos terminam neste Chakra, termine  então mantralizando o "Ksham", fechando o ciclo.

Faça as entoações mântricas, que vibrarão nos sete Chakras principais, expandindo sua aura, fazendo com que as toxinas e os resíduos kármicos se dissolvam. Após esse exercício, você pode vocalizar cada um dos bija mantras na sequência, um após o outro, proporcionando, a ativação e a ascensão da energia kundalini, Chakra por Chakra. Tal energia está relacionada aos poderes parapsíquicos que podem ser despertados por nós! 

Ouça a sequência:

 











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...